terça-feira, 6 de abril de 2010

Desentupir canos


Por vezes acontece de os canos não escoarem tão bem a água.
Os motivos podem ser vários, acumular de gorduras, cabelos... É natural que aconteça.
Lá em casa mesmo sem estarem entupidos de tempos a tempos gosto de fazer o seguinte:
1.Comprar numa drogaria 1 embalagem de soda caustica
2.Colocar luvas e se possível uma máscara de protecção pois a soda caustica é corrosiva e queima a nossa pele!Muito cuidado!
3.Colocar água quente a correr e com muito cuidado colocar no ralo em causa a soda caustica.
4.Deixar correr a água quente por alguns instantes depois do produto desaparecer.
Assim vou mantendo os meus canos livres de entupimentos e limpos!

Existem à venda vários outros produtos para o mesmo efeito, é uma questão de se informarem numa drogaria sobre quais os melhores e mais eficazes, eu uso a soda castica porque o meu pai sempre me disse ser boa.

4 comentários:

  1. A soda cáustica é boa, de facto, mas vai sempre corroendo as canalizações antigas, e um dia pode acabar por originar fugas.

    E é altamente prejudicial ao meio ambiente.
    Eu também costumo ter entupimentos por causa dos cabelos, e uso a boa e velha ventosa.

    Quando a coisa está mais complicada, temos um tubo comprido, fininho e flexível, que enfiamos nos canos e agarra os cabelos que estão a obstruir. É um trabalho um bocado nojento, pois... mas sempre é mais ecológico.

    ResponderEliminar
  2. De vez em quando é mesmo necessária uma limpeza mais profunda...

    ResponderEliminar
  3. Olá Sarokas,

    Olha eu utilizei uma tecnica bem mais barata e sem ter necessidade de calçar luvas e óculos protectores.
    Uma medida de Bicarbonato de sódio, a mesma medida de vinagre (usei sensivelmente a medida de uma chávena de chá). E depois água a ferver...
    Deitei o bicarbonato de sódio no ralo... despejei o vinagre.... ficou a efervescer... passado uns minutos deitei a água a ferver ( com cuidado para não me queimar)... Nos sítios mais dificeis, ajudei com o desentupidor...
    Problema resolvido, nunca mais vou comprar os desentupidores químicos em que é preciso imenso cuidado para não salpicar para a pele.
    Espero ter ajudado...
    Bjs.
    Teresa C.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário e visita!;)